informe o texto

Notícias Região oeste

Prefeitura de Cáceres esclarece informações sobre medicamentos vencidos em posto de saúde

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Em respeito à população que questiona as razões dos medicamentos vencidos na Unidade Básica de Saúde Vila Real, vimos esclarecer os fatos.

Diferentemente de outros materiais de livre distribuição, medicamentos NÃO PODEM ser distribuídos sem receituário médico. Portanto, se estiverem chegando à data de vencimento e não tiverem sido prescritos, irão vencer. E isso acontece mensalmente, em todas as unidades de saúde do Brasil, tanto é que a empresa WM Ambiental tem contrato com a Prefeitura Municipal de Cáceres para recolher, em todas as unidades, os medicamentos vencidos.

Conforme consta do próprio vídeo e fotos divulgados, todos esses medicamentos já estavam separados, rotulados e aguardando a coleta.

Quanto à quantidade variável de medicamentos, isso se dá por conta de períodos onde a demanda é maior e outros menores, o que é imprevisível. Como se pode ver, muitos medicamentos foram adquiridos ainda antes da Pandemia causada pela COVID-19, e, de fato, o isolamento social para a prevenção da COVID-19 reduziu a incidência de outras doenças transmissíveis, além de ter ocasionado o lamentável óbito de muitos pacientes que faziam o uso continuado de medicamentos, como os destinados aos diabéticos.

Assim, as Unidades de Saúde administraram seus estoques não demandando por mais medicações que ainda possuíam, mas, como dito no início, o vencimento delas, neste mês e de outros nos meses seguintes é inevitável, uma vez que não se pode simplesmente distribuir a medicação sem prescrição.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde serão sempre o de não deixar faltarem os medicamentos que podem ser adquiridos pelo Município, e, com o máximo de eficiência, fazer compras mais pontuais e previsíveis, previsão essa que se tornou mais difícil com a pandemia.
 
Sitevip Internet