informe o texto

Notícias Pontes e Lacerda

PF: Garimpo destruiu área equivalente a 1,9 mil campos de futebol em Pontes e Lacerda

A extração ilegal de minérios na Terra Indígena de Sararé, em Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá), já destruiu aproximadamente 1,5 mil hectares - o que equivale a cerca de 1,9 mil campos de futebol. 

A Polícia Federal deflagrou na manhã de domingo (17) a segunda fase da Operação Alfeu III, que combate a prática do crime na região. Ao todo, o prejuízo causado ao grupo criminoso é de cerca de R$ 20 milhões.  

Essa é a maior operação contra garimpos ilegais em Mato Grosso e a segunda maior do País. O objetivo é inutilizar toda a estrutura do garimpo ilegal, impedindo assim a prática do crime. 

Na primeira fase uma pessoa foi presa em flagrante, tentando retirar o maquinário da terra indígena. Segundo a Polícia Federal, todos os responsáveis já foram identificados. 

A Alfeu III é uma operação contínua que durará até a desocupação total da terra indígena. 

Os envolvidos vão responder pelos crimes de extração ilegal de minério e usurpação de bens da União, tendo em vista ainda, especificidades para cada envolvido, como o porte e posse ilegal de armas. 

A Operação teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Resultados

Durante a primeira parte, realizada no início de outubro, os agentes obtiveram êxito em localizar 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas. 

Neste domingo, ao retornarem ao local constataram que as atividades continuavam e apreenderam e incineraram outras seis.

Fonte: Mídia News
 
Sitevip Internet