informe o texto

Notícias Geral

95% dos infectados pela covid em Tangará não tomaram as duas doses

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá) mostrou um dado alarmante: 95% das pessoas que estão com covid no município não tomaram as duas doses da vacina, ou seja, não completaram a imunização.

"São pessoas que não cumpriram o esquema vacinal completo, que tomaram apenas uma dose ou que estão atrasadas para receber a segunda dose ou a dose de reforço. Não chega nem a 5% os munícipes com esquema vacinal completo, dentre os 160 casos ativos em Tangará da Serra atualmente", explica o responsável pela Vigilância Epidemiológica municipal, Fabrício Queiroz.

Apesar dos imunizantes estarem disponíveis para a população, o número de pessoas que procuram as unidades para se vacinar tem diminuído. "Temos registrado baixa procura da população, principalmente do público adulto jovem, que não tem procurado se imunizar", informou Queiroz.

"É preocupante, principalmente porque a gente suspeita da circulação dessa nova variante e nesse período de festividades de fim de ano muitos moradores passaram festa de fim de ano fora da cidade, em estados onde a variante foi confirmada, por causa das características, da alta contaminação", enfatizou o enfermeiro.

Com a nova alta de casos, a demanda por atendimento nas unidades de saúde também aumentou. Em 6 dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu mais de 3 mil pacientes, sendo que 65% deles estavam com sintomas respiratórios.

"Temos percebido nos últimos dias que há uma grande taxa de transmissão, mas os casos atendidos na UPA normalmente são leves, havendo apenas três pacientes internados no hospital dentre os 116 positivos de covid-19", afirma o diretor da UPA, Ciro Luiz Fernandes. 

Por Gazeta Digital
 
Sitevip Internet